Porque o chocolate é um inimigo mortal dos gatos???

Infelizmente, essa é uma das emergências veterinárias mais recorrentes nas grandes cidades. Os gatos não podem ingerir cafeína, nem outras substâncias presentes no chocolate. 

A razão para isso é que o seu organismo não absorve bem esses componentes.

Antes de saber como tratar um gato envenenado, é importante saber reconhecer os sintomas de envenenamento nos gatos.

De qualquer forma, assim que perceber que o seu gato se encontra com atitude estranha, entre em contato com um médico veterinário imediatamente, só ele poderá instruir quanto aos procedimentos necessários nessas situações.

 Os principais sintomas de envenenamento nos gatos são os seguintes:

  • Dificuldades respiratórias.
  • Vômitos ou diarreia constantes.
  • Tosse e espirros.
  • Uma atitude triste, deprimida.
  • Excesso de saliva.
  • Treme, tem convulsões ou espasmos nos músculos.
  • Pupilas dilatadas.
  • Dificuldade para caminhar.

As metilxantinas (uma combinação de teobromina e cafeína) são substâncias encontradas em muitos chocolates e são seguras para o consumo humano, pois o nosso organismo tem enzimas que a metabolizam corretamente, entretanto possuem alto poder estimulador do sistema nervoso central, e isso pode ser fatal para os animais. Os gatos e os cães, por exemplo, não têm tais enzimas para absorção dessas substâncias, o que torna mesmo um quadradinho de chocolate altamente tóxico para eles.

Os sinais de intoxicação causada por chocolate normalmente ocorrem de seis a 12 horas após a ingestão e incluem: sede extrema, vômitos, salivação, diarreia, inchaço na barriga e inquietação. Eles devem progredir para problemas mais sérios como hiperatividade, urinação frequente, tremores, taquicardia, bradicardia, dificuldade para respirar, falha cardíaca, fraqueza e falha respiratória.

O primeiro tratamento para um animal que ingeriu chocolate recentemente deve ser a indução do vômito com água oxigenada 3% ou carvão ativado. Se o gato ingeriu o chocolate há algumas horas, o melhor é levá-lo até um veterinário, pois o tratamento envolve procedimentos completos e é direcionado de acordo com os sintomas.

Estima-se que 30 g de chocolate meio amargo contenham de 100 mg a 160 mg de teobromina. A dose tóxica de teobromina em gatos é de cerca de 100 mg a 200 mg por quilo do animal (cerca de 300 g de chocolate). Nunca dê nem um pouco de chocolate para seus bichos.

 

Fonte: Renata Medeiros

Todas as notícias

Onde estamos:

Curitiba, Paraná

Envie um email:

expopetcuritiba@gmail.com

Ligue já:

41 3336-6559

Quer ser um expositor? Nós ligamos pra você!