AMIZADE ENTRE CÃES E GATOS: ELES PODEM CONVIVER JUNTOS?

O que fazer quando já tem um gato mas quer um cachorro? A amizade entre cães e gatos pode existir sim!

A relação entre esses dois bichinhos é linda, contudo, é bem comum que algumas pessoas ainda pensem que gatos e cachorros não podem viver pacificamente no mesmo ambiente. A coisa não é bem assim. Apesar de ter até ditado popular para reforçar esse pensamento, “brigando como cão e gato”, eles podem viver bem e em harmonia.

Porém, essa não é uma verdade absoluta, vai depender de muitos fatores, e o principal deles é a personalidade de cada animal. São animais de diferentes espécies, e algumas características podem gerar animosidade entre eles.

 

amizade entre cachorro e gato

Por que determinados cães não convivem bem com certos gatos?

A amizade entre cães e gatos, é sempre muito boa. Quando nos deparamos com uma animosidade entre alguns deles, isso nos chateia muito. Algumas vezes isso pode ter muito a ver com a disputa territorial. O cachorro, que se vê obrigado de uma hora para outra a ter que conviver com outro animal, sente seu domínio invadido e sua primeira reação é rosnar, como se o gato fosse um intruso.

O gato, por sua vez, que também é um animal territorialista, não gosta de ver aquela ameaça e solta seu som característico, uma espécie de rosnado usado por ele tanto em ataque quanto em defesa.

Um cão territorialista age dessa forma com qualquer animal que invada seu espaço. A convivência com outros cachorros não é diferente, pois, quando ele é territorialista, não pode conviver com outros cães no mesmo ambiente. Os donos geralmente os separam.

Na verdade, nunca se sabe, cada caso é um caso. Gatos e cachorros ao se encontrarem podem apresentar diversas reações. Cães, quando avistam um novo integrante na casa, podem ficar curiosos. Dependendo do temperamento, o ideal é que ele chegue devagar para cheirar; do contrário, o gato, com uma reação instintiva; pode acertar uma unhada em seu focinho. Mesmo que haja sustos e curiosidades, a amizades entre cães e gatos pode ser construída posteriormente.

Gato e cachorro sendo amigos

O que fazer para promover a amizade entre animais?

Algumas dicas podem ajudar a promover a amizade entre cães e gatos e deixar tudo harmonioso dentro do lar.

Quando você tem um gato adulto e introduz na casa um cão filhote, pode haver uma certa resistência do gato inicialmente, o que é comum. Raro é o gato que aceita um cachorro ou mesmo um outro gato inicialmente. Eles têm um tempo pra isso e, na maioria das vezes, em menos de uma semana já estão amigos e brincando, mas principalmente se respeitando.

Quando é o contrário, e você tem um cão adulto e introduz um gato filhote, o cuidado deve ser um pouco maior. O melhor a fazer, se você comprar ou adotar um cão, é se informar sobre as características de sua  personalidade, como o territorialismo, que é o principal fator de o cão não se adaptar a viver com um gato na mesma casa. Podem ocorrer brigas bem sérias, e o ideal é ficar de olho e tomar cuidado, pelo menos no início da adaptação.

Dicas importantes

  • Ao apresentar um cão a um gato, mantenha seu animal na coleira, pelo menos nos primeiros contatos. Se for filhote, pode mantê-lo nas suas mãos;
  • Evite ficar tenso, pois pode passar medo para o seu animal;
  • Pelo menos no início, quando você ainda está inseguro quanto à amizade dos animais de sua casa, procure deixá-los em lugares separados;
  • Não deixe seu cão ter acesso à caixinha de areia do seu gato. O felino ficará estressado, e o cão pode querer comer as fezes. Isso não é bom para o processo de início de amizade, pois, além de fazer mal à saúde do cachorro, pode ser um aviso de dominância;
  • Evite alimentá-los ao mesmo tempo ou que eles tenham acesso à comida um do outro, já que as refeições podem desencadear brigas.
  • Se tiver mais de um cachorro, tome cuidado! O cão pode ser estimulado a caça e não queremos que o caso vire assunto para uma clínica veterinária Por isso, apresente-os separadamente.

Gatos e cachorros podem se tornar grandes amigos, sim. A amizade entre cães e gatos requer tempo e paciência, e os bichinhos podem se adaptar e se respeitar cada vez mais. Se você tem algum exemplo ou experiência no assunto, conte-nos nos comentários!

Fonte: Vet Quality Hospital

Todas as notícias

Onde estamos:

Curitiba, Paraná

Envie um email:

expopetcuritiba@gmail.com

Ligue já:

41 3336-6559

Quer ser um expositor? Nós ligamos pra você!